Conheça 3 sistemas de logística reversa de embalagens
July 27, 2020 5:54 PM
Implementar sistemas de logística reversa de embalagens é desafiador para empresas de todos os tamanhos. Conhecer os sistemas existentes, porém, permite que você tenha um norte e analise qual o mais adequado aos seus processos. Neste texto escolhemos 3 modelos estabelecidos para explicarmos. Você vai descobrir que a logística reversa pode ser muito mais simples do que parece!

Sistemas de logística reversa de embalagens

Os sistemas de logística reversa de embalagens são soluções conjuntas ou individuais para atendimento das regulamentações legais relacionadas a essa responsabilidade socioambiental. Muitas vezes elas podem envolver parcerias entre indústrias, organizações governamentais e cooperativas de catadores.

O Decreto nº 7.404/2010 indicou algumas opções para implementação dos sistemas de logística reversa. Os sistemas podem adotar a compra das embalagens pós-consumo e implementar pontos de entrega de resíduos (PEV’s) como estratégias de operacionalização. Além disso, deve-se priorizar a participação de organizações de catadores de materiais recicláveis, principalmente no caso da recuperação de embalagens.

Implementar sistemas de logística reversa de embalagens é desafiador para empresas de todos os tamanhos. Conhecer os sistemas existentes, porém, permite que você tenha um norte e analise qual o mais adequado aos seus processos. No final,  você vai descobrir que a logística reversa pode ser muito mais simples do que parece!

As empresas devem avaliar qual a melhor alternativa para implementar os sistemas de logística reversa, sempre visando a disposição ambientalmente adequada e o cumprimento da reciclagem de 22% das embalagens pós-consumo - meta mínima para as enquadradas na categoria “Embalagens em Geral”.

Soluções Individualizadas

Ação promocional do programa Boti Recicla, um sistema de logística reversa de embalagens individualizado
Ação promocional do Boti Recicla

Como diz o nome, as empresas optam por realizar individualmente o processo de logística reversa de ponta a ponta. Começa no recolhimento das embalagens após o consumo pelo cliente e só termina na comprovação das suas ações para reciclagem.

Existem algumas possibilidades para desenvolver um sistema individual, como o uso de embalagens retornáveis, implantação de PEV’s em locais estratégicos ou realização de campanhas educacionais e até descontos para consumidores descartem corretamente seus resíduos. As empresas podem trabalhar em parceria com cooperativas para triar e destinar os resíduos à reciclagem, investindo no treinamento, capacitação e educação desses trabalhadores.

Um exemplo desse sistema é o Boti Recicla, do O Boticário. O programa é conhecido como o maior do Brasil de reciclagem de embalagens em pontos de coletas.  Todas as lojas da marca possuem PEV’s para descarte das embalagens dos clientes, que ainda ganham descontos. Os resíduos são enviados às cooperativas parceiras para triagem e reutilização, totalizando cerca de 28 mil pessoas envolvidas em toda a operação.

Iniciativas Coletivas

Existem iniciativas nacionais em alguns setores para viabilizar o processo de implementação da logística reversa de embalagens. Nesse caso ocorre investimento coletivo no aparelhamento e estruturação de cooperativas de materiais recicláveis, por parte das empresas. O quantitativo de resíduos de embalagem pós-consumo efetivamente comercializado para recicladores por estas cooperativas conta como resultado da logística reversa.

Regras de participação são combinadas entre a empresa participante, as Associações Nacionais representantes e os gestores dos programas. Por isso, para integrar esse sistema é necessário que sua empresa seja membro de alguma associação signatária dos acordos setoriais.

Sistema de Créditos

O sistema de Créditos de Logística Reversa foi inovador para aumentar a eficiência da logística reversa de embalagens. Esse sistema foi desenvolvido a partir de uma lógica de compensação similar aos “créditos de carbono”. Por exemplo: para adquirir um crédito de carbono, a empresa adquirente não precisa plantar árvores, mas sim remunerar os proprietários da área conservada.

Neste sistema de logística reversa, as empresas não precisam constituir programas inteiros de recolhimento e reciclagem dos resíduos, elas podem remunerar cooperativas pelo serviço de coleta da embalagem.

Os Créditos são baseados nas notas fiscais de cooperativas relativas à venda dos resíduos para recicladoras, as quais informam o tipo de material reciclado e sua quantidade em tonelada. As notas são fornecidas à certificadoras independentes de logística reversa, que as sistematizam e vendem para empresas que precisam cumprir com a Lei . Dessa forma, as empresas adquirentes contribuem na melhor condição de vida dos catadores, integram uma solução simples e têm baixo custo operacional.

Baixe agora o ebook gratuito "11 Perguntas e Respostas para entender a Logística Reversa"

A Plataforma de Créditos de Logística Reversa: uma solução diferenciada entre os sistemas

Existem diferentes certificadoras de logística reversa de embalagens. Entretanto, a Polen desenvolveu uma solução inovadora, premiada e reconhecida: a Plataforma Online de Créditos de Logística Reversa.

A aquisição dos Créditos e a remuneração das cooperativas parceiras é realizada de forma totalmente digital, o que a torna extremamente rápida e prática. A grande inovação vem na utilização da tecnologia Blockchain para garantir a segurança e transparência do processo de certificação.

Os dados sobre a compensação são compilados e apresentados em Relatórios de Sustentabilidade. As empresas certificadas recebem o Selo Polen, certificação ambiental que garante a compensação do impacto das embalagens.  Além do Selo, elas podem receber um QR Code direcionado à uma página online com o Relatório (representada parcialmente na imagem).

A Plataforma de Créditos da Polen apresenta benefícios não existentes em outros sistemas de logística reversa de embalagens
A Plataforma de Créditos da Polen apresenta benefícios não existentes em outros sistemas de logística reversa de embalagens

Esses são alguns exemplos de sistemas de logística reversa de embalagens que têm demonstrado bastante eficiência. O sistema de créditos apresenta claras vantagens em termos de simplicidade, eficiência e economia, certo? O que acha de conhecer melhor nossa Plataforma? Entenda 5 diferenciais da logística reversa da Polen.

11 Perguntas e Respostas para Entender a Logística Reversa

Referências

11 Perguntas e Respostas Para Entender a Logística Reversa

Manual PMIn e ADE: o que são e como preenchê-los

Decreto nº 7.404/2010

FIRJAN

CETESB

Fale Com a Polen