O que são os Créditos de Logística Reversa e como funcionam?
March 26, 2020 3:11 PM
A pressão para o cumprimento da Logística Reversa cresceu nos últimos anos. Os Créditos de Logística Reversa surgiram como uma alternativa para empresas que precisam cumprir com a logística reversa através de sistemas mais eficientes e menos custosos. Clique para saber mais.

A pressão para o cumprimento da Logística Reversa cresceu nos últimos anos. O Acordo Setorial de Embalagens em Geral estabeleceu metas de reciclagem ousadas para toda a cadeia de embalagens. Algumas empresas, porém, apresentaram dificuldades para se adaptar. Os Créditos de Logística Reversa surgiram como uma alternativa para empresas que precisam cumprir com a logística reversa através de sistemas mais eficientes e menos custosos. Entenda o que são os Créditos, seu funcionamento e o onde adquirí-los de forma segura.


R
elembrando a Logística Reversa


A logística reversa é um importante instrumento da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, sendo definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.


São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de: agrotóxicos, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; produtos eletroeletrônicos e seus componentes; produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro, e aos demais produtos e embalagens.


Os Créditos de Logística Reversa

Após venda dos materiais para recicladoras, cooperativas podem comercializar notas fiscais como Créditos de Logística Reversa
Após venda dos materiais para recicladoras, cooperativas podem comercializar notas fiscais como Créditos de Logística Reversa

Com o objetivo de viabilizar a realização da logística reversa de embalagens em geral pelas empresas fabricantes de produtos embalados, foi criado um sistema de compensação, semelhante ao dos ”créditos de carbono”. Para entendermos melhor, vamos ao exemplo: para adquirir um crédito de carbono, a empresa adquirente não precisava plantar árvores, mas sim remunerar os proprietários da área conservada.


Portanto, para logística reversa, as empresas não precisam constituir por si só sistemas inteiros de coleta, triagem e reciclagem de resíduos. As empresas podem remunerar operadores de logística reversa pelo serviço de reinserção do material pós-consumo na cadeia de reciclagem, feita através do trabalho de cooperativas de catadores de materiais recicláveis ou operadores e gestores de resíduos advindos da coleta extraordinária. Após a coleta e triagem deste material, ocorre a venda dos resíduos pós-consumo às indústrias recicladoras. A nota Nota Fiscal referente a esta transação, quando adquirida por empresas fabricantes de produtos embalados, pode ser usada como comprovação legal da mitigação dos impactos de suas embalagens e apoio a sistemas de logística reversa.


A simples aquisição dessas notas fiscais permite que a compensação seja feita de maneira eficiente, porém possui vulnerabilidades, das quais destacamos as seguintes:

  1. Relacionadas ao rastreio e à garantia de que a mesma Nota Fiscal não esteja sendo utilizada para comprovar a logística reversa de duas ou mais empresas;
  2. Não há comprovação de que o volume correspondente às notas ficais realmente existiu;
  3. As condições de trabalho, desde a saúde e higiene ocupacional, até equipamentos e infraestrutura de trabalho não são checados.

O sistema pode funcionar para comprovar sua logística reversa, mas os riscos envolvidos neste processo, como multas de altos valores e até a não renovação da licença de operação, são custos desnecessários e que você certamente não quer correr. Por isso, a Polen desenvolveu uma solução para tornar este processo de compensação mais seguro.


A Nota Fiscal de venda referente à reinserção das embalagens em novos ciclos produtivos, juntamente à um processo de auditoria de parâmetros e condições de trabalho realizado pela Polen, análise do histórico de volumes transacionados, checagem de alvarás e licenças, dá origem aos Créditos de Logística Reversa da Polen. Dessa forma, os Créditos são baseados em Notas Ficais de empresas auditadas, com volumes auditados e garantia de uso único do volume da nota para uma única empresa. Isso só é possível, com toda a segurança e transparência que temos, pois hoje utilizamos em nossos processos uma das tecnologias mais modernas do mercado, o BlockChain.


Onde adquirir Créditos de Logística Reversa de forma segura?


Uma possibilidade para adquirir estes Créditos e se adequar à Lei é através da Plataforma de Créditos de Logística Reversa da Polen.


A Plataforma de Créditos de Logística Reversa é uma aplicação digital baseada na tecnologia ’BlockChain’, que transforma as informações contidas nas Notas Fiscais Eletrônicas de venda de resíduos pós-consumo à indústrias recicladoras em ’ativos digitais’ totalmente rastreáveis e impossíveis de serem clonados. Estes servem como uma representação e prova legal da ocorrência do processo de logística reversa. Isso pois a Polen constitui e audita a cadeia para sua empresa, como comentado anteriormente. Para essa auditoria, basta você adquirir o Crédito de Logística Reversa, o resto do trabalho é com a gente.


A aplicação também funciona como um ’mercado online’ para os referidos Créditos de Logística Reversa, permitindo que empresas que precisam comprovar a execução da logística reversa possam adquirir os créditos a serem utilizados para este fim. Tudo em alguns cliques!


Os dados sobre as transações ocorridas na plataforma são compilados e apresentados de forma que as partes envolvidas possam comunicar a seus stakeholders (internos e externos) as atitudes que estão tomando para fomentar a cadeia da reciclagem no Brasil. As empresas que adquirem os Créditos de Logística Reversa recebem o Selo Polen, certificação ambiental que garante a compensação do impacto das embalagens, e um QR Code que leva para uma página personalizada com o relatório das ações que sua empresa realiza através da Polen para mitigar os impactos que seriam gerados pelas suas embalagens. Ambos podem ser aplicados nos produtos para que seja ainda mais fácil apresentar seus resultados ao seu consumidor.


É possível conhecer mais sobre a Plataforma e adquirir os Créditos de Logística Reversa da Polen em https://www.brpolen.com.br/creditos-de-logistica-reversa

Crédito da Imagem do Texto: Cooperativa Coopervinte

Fale Com a Polen