Conheça 5 diferenciais da Logística Reversa de Embalagens da Polen
July 27, 2020 6:17 PM
A logística reversa de embalagens pode ser cumprida de diferentes maneiras. Hoje comentaremos a reconhecida e premiada solução desenvolvida pela Polen. No texto explicamos o sistema o qual ela integra e pontuamos 5 dos principais diferenciais apresentados. Leia e fique à vontade para entrar em contato!

O sistema de Créditos de Logística Reversa

Antes de entender os diferenciais da solução para logística reversa de embalagens que a Polen apresenta, é preciso entender o sistema que ela integra: a comercialização de Créditos de Logística Reversa, também conhecidos como Créditos de Reciclagem. 


Esse sistema foi desenvolvido a partir de uma lógica de compensação similar ao dos ”créditos de carbono”. Para entendermos melhor, vamos ao exemplo: para adquirir um crédito de carbono, a empresa adquirente não precisava plantar árvores, mas sim remunerar os proprietários da área conservada.


Neste sistema de logística reversa, as empresas não precisam constituir programas inteiros de recolhimento, triagem e reciclagem dos resíduos, elas podem remunerar cooperativas pelo serviço de coleta da embalagem pós-consumo e seu encaminhamento à reciclagem. 


Os Créditos são baseados nas notas fiscais de cooperativas relativas à venda dos resíduos para recicladoras, as quais informam o tipo de material reciclado e sua quantidade em tonelada. As notas são fornecidas à certificadoras de logística reversa, que as sistematizam e vendem como Créditos para empresas que precisam cumprir com a Lei 12.305/2010


Dessa forma, as empresas contribuem na melhor condição de vida dos catadores e ainda tem menor custo operacional que implementar programas próprios.

Assista à sequência de webinars gratuitos: “10 anos de PNRS e Logística Reversa: como está a transição para a Economia Circular?”

Os diferenciais da Logística Reversa de Embalagens da Polen

Existem diferentes certificadoras de logística reversa. Entretanto, a Polen desenvolveu uma solução inovadora, premiada e reconhecida: a Plataforma Online de Créditos de Logística Reversa. Entenda agora os diferenciais que fazem a logística reversa de embalagens da Polen tão especial.

1 - Certificação digital: simplicidade e rapidez

A certificação da Polen é feita totalmente digital através da Plataforma Online de Créditos de Logística Reversa. Sendo assim, o processo se torna muito mais rápido e prático, podendo ser realizado de qualquer lugar em poucos minutos. Você precisa seguir apenas 3 passos simples


  1. Escolher o plano de compensação;
  2. Informar a quantidade de embalagens que a sua empresa coloca no mercado anualmente;
  3. Selecionar a porcentagem do volume que deseja compensar.


Pronto! Receberemos seu pedido de orçamento e, assim que o primeiro pagamento for confirmado, nosso sistema irá alocar os Créditos em sua conta. Nossa extensa rede de cooperativas parceiras permite que encontremos a quantidade e tipo de crédito solicitado rapidamente. Você pode acompanhar e gerir todo o processo através da Plataforma. 


Sua empresa cumpre a Lei, reduz o impacto das embalagens no ambiente, investe na reciclagem e apoia o trabalho de cooperativas em apenas alguns cliques.

2 - Flexibilidade e Suporte

Nosso serviço de logística reversa apresenta diferentes planos para sua empresa escolher o mais adequado às necessidades, customizados pelo volume de resíduos da sua empresa. 


Além disso, ao iniciar a certificação com a Polen você conta com um consultor para apoiá-lo em todo o processo, esclarecendo também demais dúvidas acerca dos sistemas de logística reversa e suas regulamentações.

3 - Tecnologia Blockchain para garantir a segurança

Todas as cooperativas parceiras da Polen passam por um processo de auditoria de parâmetros e condições de trabalho, análise do histórico de volumes transacionados e checagem de alvarás e licenças. Entretanto, a Polen vai além: utilizamos a tecnologia Blockchain para garantir a imutabilidade e transparência de todo o processo de certificação. 


A Polen transforma as informações contidas nas notas fiscais eletrônicas das cooperativas em ativos digitais totalmente rastreáveis e impossíveis de serem clonados - devido às características da tecnologia. Os Créditos no portfólio da Polen são baseados em notas fiscais de empresas auditadas, com volumes auditados e garantia de uso único do volume da nota para uma única empresa. 


Dessa forma, não há riscos de duplicidade da nota ou irregularidade na reciclagem. O processo de certificação é feito da forma mais segura possível.

4 - Transparência e Engajamento

Devido ao Blockchain, o processo de certificação é extremamente transparente. O sistema permite a seu cliente verificar a compensação e, como citado no tópico anterior, os dados são imutáveis. Dessa forma, você garante total transparência e rastreabilidade das suas estratégias de logística reversa.


Além disso, os dados das ações são compilados e entregues em Relatórios de Sustentabilidade anuais, permitindo que você comunique aos seus stakeholders suas atitudes para fomentar a cadeia da reciclagem no Brasil e seus impactos reais. No plano Engajamento, a Polen ainda desenvolve uma página online personalizada na identidade da sua marca com o Relatório, fornecendo dados de acesso sobre o público engajado que a visita e deseja saber mais sobre a empresa certificada.   

5 - Selo de Certificação e QR Code nas embalagens

Selo Polen aplicado em produto da marca Yenzah
Selo Polen aplicado em álcool gel da marca Yenzah


As empresas certificadas recebem o Selo Polen, certificação ambiental que garante a compensação do impacto das embalagens. No plano Engajamento, a empresa também recebe um QR Code que direciona o cliente para a página citada no último tópico. Ambos podem ser aplicados nos seus produtos e materiais de comunicação


Sabendo que 79% dos consumidores afirmam ser importante a apresentação de selos como garantia de autenticidade, segundo pesquisa divulgada pela IBM no início de 2020, fazer a logística reversa de embalagens com a Polen transforma o processo de certificação em um poderoso meio de interação e engajamento do consumidor.


Entendeu como funciona a solução de logística reversa de embalagens da Polen? O que acha de se adaptar? Comece a conversar com nossos consultores! Deixe seus dados abaixo para Luiza entrar em contato.


Se você enxerga valor em nossa solução, compartilhe este artigo nas redes sociais!

11 Perguntas e Respostas para Entender a Logística Reversa


Fale Com a Polen