Selo Polen: o que representa e por que é valioso para minha marca?
Hoje, ao pensarmos em tendências de consumo, é impossível não falarmos sobre sustentabilidade. Porém, tão importante quanto esse conceito são as certificações: 79% dos consumidores afirmam ser importante a apresentação de selos como garantia de autenticidade, segundo pesquisa divulgada pela IBM. É nesse contexto que o Selo Polen surge como um diferencial, representando um impacto positivo na cadeia de reciclagem do país e um posicionamento responsável da empresa. Nesse texto entenda mais sobre o Selo, seu funcionamento, as vantagens oferecidas, algumas das empresas certificadas e como iniciar o processo de certificação.

Mudanças de pensamento e comportamento das pessoas ocorrem conforme as décadas passam e à medida que surgem novas gerações. Observar e se adaptar aos novos hábitos dos consumidores mantém um bom posicionamento da empresa, agregando mais valor à marca. Hoje, ao pensarmos em tendências de consumo, é impossível não falarmos sobre sustentabilidade.

Carlos Nobre, considerado um dos maiores especialistas no país na área de mudanças ambientais globais, aponta que a Europa e a China sinalizam um caminho mais verde para a economia, e o Brasil precisa correr atrás. Essa expectativa, porém, não vem apenas desse especialista. Segundo Sabina Deweik, mestre em comunicação semiótica pela PUC e pesquisadora de comportamento e tendências, o objetivo empresarial precisará ir além da maximização dos lucros: “Hoje, faz-se necessário pensar no valor concedido às pessoas, no impacto ambiental, na geração de um impacto positivo na sociedade ou no engajamento com uma causa.” No site “O Futuro das Coisas”, a pesquisadora comenta que consumir por consumir sairá de moda.

É nesse contexto que o Selo Polen surge como um diferencial. O selo vai muito além da certificação, representando, dentre outros fatores, um impacto positivo na cadeia de reciclagem do país e um posicionamento responsável da empresa. Dessa forma, também auxilia as empresas a acompanharem toda a movimentação que vem surgindo no mercado.

Nesse texto entenda mais sobre o Selo Polen, seu funcionamento, as vantagens oferecidas, algumas das empresas certificadas e como iniciar o processo de certificação.

Selo Polen: o que é?

Selo Polen é uma certificação ambiental que garante a compensação do impacto das embalagens, fornecido às empresas fabricantes, importadoras ou comerciantes de produtos embalados ou embalagens pela cleantech Polen - Solução e Valoração de Resíduos. O selo garante a logística reversa do volume equivalente a, pelo menos, 22% das embalagens comercializadas pela marca, além do incentivo à cadeia de reciclagem e seus atores no Brasil. Ele representa o compromisso dessas empresas com o futuro da reciclagem no país.


Impresso na embalagem, o Selo pode vir acompanhado de um QR Code que direciona à uma página personalizada onde o processo de logística reversa da marca com a Polen e seus resultados são descritos, trazendo transparência para a operação


Como funciona o Selo Polen?

O Selo Polen é baseado no sistema de compensação de logística reversa, representado pela comercialização de Créditos de Logística Reversa.


Os Créditos são ativos baseados nas notas fiscais de venda de materiais recicláveis para reciclagem, fornecidas por operadores de resíduos (como cooperativas de catadores) e reunidos por certificadoras de logística reversa independentes  - como é a Polen. As certificadoras homologam as cooperativas, sistematizam as notas e as vendem para empresas que precisam cumprir com a lei 12.305/2010. Esses créditos informam o tipo de material reciclado e sua quantidade em toneladas e podem ser adquiridos como comprovação legal da logística reversa.


O Selo Polen representa a certificação desse processo pela Polen. De forma a tornar o processo mais seguro, a Polen utiliza a tecnologia blockchain para rastrear e certificar o volume de resíduos de embalagens reciclado pelos operadores da rede e associar esse volumes às marcas certificadas, garantindo a imutabilidade, transparência e robustez no processo de compensação e comprovação.

As vantagens do selo

Através do Selo, as empresas contribuem na profissionalização, promovem aumento de renda e impactam nas melhores condições de vida e trabalho dos catadores de materiais recicláveis. Devido ao estímulo da reciclagem, as empresas também contribuem com a redução da poluição e seus respectivos impactos na saúde humana e no meio ambiente, além da diminuição na emissão de CO2 e redução na exploração da matéria-prima virgem. Sendo assim, apresenta diferentes vantagens socioambientais.

Além da tendência da sustentabilidade, já comentada, uma pesquisa divulgada pela IBM indicou que 79% dos consumidores afirmam ser importante a apresentação de selos como garantia de autenticidade. Dessa forma, o processo de certificação da Polen transforma-se em um poderoso meio de engajamento do consumidor.

O QR code presente no selo, como comentamos, fornece o acesso ao relatório de logística reversa customizado, onde o consumidor poderá acompanhar as ações que a empresa tem tomado para realizar a logística reversa das suas embalagens e os agentes envolvidos no processo. A marca certificada conta também com um dashboard para acompanhamento às visualizações desta página, dados demográficos dos visitantes e possíveis leads gerados.


O Selo Polen transforma as embalagens da sua empresa em uma ferramenta de posicionamento responsável transparente e confiável, tornando-a um meio de interação com o consumidor engajado.

  

Quais empresas usam o Selo Polen?

Selo Polen aplicado em embalagem da marca Greenpeople
Selo Polen aplicado em embalagem da marca Greenpeople

Entendendo a importância das vantagens do Selo Polen, as empresas certificadas têm apresentado resultados extremamente positivos. A Ginta, fabricante de produtos embalados e atuante no estado do Rio de Janeiro, no ano de 2019, reciclou 234 kg de alumínio. Através da ação de compensação, eles remuneraram cooperativas de catadores de materiais recicláveis pela quantidade de resíduos pós-consumo resgatada e destinada à indústria da reciclagem. Para cada tonelada de alumínio reciclada, foi evitada a emissão de, aproximadamente, 3,718 Toneladas de CO2 equivalente à atmosfera.


Outro empresa que podemos destacar é a Yenzah, marca de cosméticos com embalagens de plástico. Na cidade de Duque de Caxias, foram reciclados 5,13 toneladas. Compensando o impacto das suas embalagens, a Yenzah evita a emissão de 3,23 toneladas de CO2 equivalente. Esses números se fazem extremamente importantes num momento em que a discussão em volta dos resíduos plásticos tem ocupado cada vez mais espaço no meio empresarial.


A Greenpeople, empresa de produtos alimentícios embalados, atua em diversos estados do país como São Paulo, Minas e Rio de Janeiro. A empresa compensa 99,95% de todas as suas embalagens com a Polen, o que representa a não emissão de 6,33 toneladas de CO2 equivalente.


Como adquirir o selo?

A certificação da Polen é feita de forma totalmente digital. Para obter o Selo Polen, você precisa seguir apenas 3 passos simples


  1. Escolher o plano de compensação;
  2. Informar a quantidade de embalagens que a sua empresa coloca no mercado anualmente;
  3. Selecionar a porcentagem do volume que deseja compensar.


Pronto, receberemos seu pedido! Nossa extensa rede de cooperativas parceiras permite que encontremos a quantidade e tipo de crédito solicitado rapidamente. Você pode acompanhar e gerir todo o processo. Sua empresa reduz o impacto das embalagens no ambiente, investe na reciclagem, apoia o trabalho de cooperativas e ainda cumpre a Lei de Logística Reversa em apenas alguns cliques.

 

Gostou do nosso texto e se interessou pelo Selo Polen? Não perca tempo e conheça nossos planos para iniciar sua certificação.

Selo Polen: o que representa e por que é valioso para minha marca?
November 6, 2020 6:07 PM
Hoje, ao pensarmos em tendências de consumo, é impossível não falarmos sobre sustentabilidade. Porém, tão importante quanto esse conceito são as certificações: 79% dos consumidores afirmam ser importante a apresentação de selos como garantia de autenticidade, segundo pesquisa divulgada pela IBM. É nesse contexto que o Selo Polen surge como um diferencial, representando um impacto positivo na cadeia de reciclagem do país e um posicionamento responsável da empresa. Nesse texto entenda mais sobre o Selo, seu funcionamento, as vantagens oferecidas, algumas das empresas certificadas e como iniciar o processo de certificação.

Mudanças de pensamento e comportamento das pessoas ocorrem conforme as décadas passam e à medida que surgem novas gerações. Observar e se adaptar aos novos hábitos dos consumidores mantém um bom posicionamento da empresa, agregando mais valor à marca. Hoje, ao pensarmos em tendências de consumo, é impossível não falarmos sobre sustentabilidade.

Carlos Nobre, considerado um dos maiores especialistas no país na área de mudanças ambientais globais, aponta que a Europa e a China sinalizam um caminho mais verde para a economia, e o Brasil precisa correr atrás. Essa expectativa, porém, não vem apenas desse especialista. Segundo Sabina Deweik, mestre em comunicação semiótica pela PUC e pesquisadora de comportamento e tendências, o objetivo empresarial precisará ir além da maximização dos lucros: “Hoje, faz-se necessário pensar no valor concedido às pessoas, no impacto ambiental, na geração de um impacto positivo na sociedade ou no engajamento com uma causa.” No site “O Futuro das Coisas”, a pesquisadora comenta que consumir por consumir sairá de moda.

É nesse contexto que o Selo Polen surge como um diferencial. O selo vai muito além da certificação, representando, dentre outros fatores, um impacto positivo na cadeia de reciclagem do país e um posicionamento responsável da empresa. Dessa forma, também auxilia as empresas a acompanharem toda a movimentação que vem surgindo no mercado.

Nesse texto entenda mais sobre o Selo Polen, seu funcionamento, as vantagens oferecidas, algumas das empresas certificadas e como iniciar o processo de certificação.

Selo Polen: o que é?

Selo Polen é uma certificação ambiental que garante a compensação do impacto das embalagens, fornecido às empresas fabricantes, importadoras ou comerciantes de produtos embalados ou embalagens pela cleantech Polen - Solução e Valoração de Resíduos. O selo garante a logística reversa do volume equivalente a, pelo menos, 22% das embalagens comercializadas pela marca, além do incentivo à cadeia de reciclagem e seus atores no Brasil. Ele representa o compromisso dessas empresas com o futuro da reciclagem no país.


Impresso na embalagem, o Selo pode vir acompanhado de um QR Code que direciona à uma página personalizada onde o processo de logística reversa da marca com a Polen e seus resultados são descritos, trazendo transparência para a operação


Como funciona o Selo Polen?

O Selo Polen é baseado no sistema de compensação de logística reversa, representado pela comercialização de Créditos de Logística Reversa.


Os Créditos são ativos baseados nas notas fiscais de venda de materiais recicláveis para reciclagem, fornecidas por operadores de resíduos (como cooperativas de catadores) e reunidos por certificadoras de logística reversa independentes  - como é a Polen. As certificadoras homologam as cooperativas, sistematizam as notas e as vendem para empresas que precisam cumprir com a lei 12.305/2010. Esses créditos informam o tipo de material reciclado e sua quantidade em toneladas e podem ser adquiridos como comprovação legal da logística reversa.


O Selo Polen representa a certificação desse processo pela Polen. De forma a tornar o processo mais seguro, a Polen utiliza a tecnologia blockchain para rastrear e certificar o volume de resíduos de embalagens reciclado pelos operadores da rede e associar esse volumes às marcas certificadas, garantindo a imutabilidade, transparência e robustez no processo de compensação e comprovação.

As vantagens do selo

Através do Selo, as empresas contribuem na profissionalização, promovem aumento de renda e impactam nas melhores condições de vida e trabalho dos catadores de materiais recicláveis. Devido ao estímulo da reciclagem, as empresas também contribuem com a redução da poluição e seus respectivos impactos na saúde humana e no meio ambiente, além da diminuição na emissão de CO2 e redução na exploração da matéria-prima virgem. Sendo assim, apresenta diferentes vantagens socioambientais.

Além da tendência da sustentabilidade, já comentada, uma pesquisa divulgada pela IBM indicou que 79% dos consumidores afirmam ser importante a apresentação de selos como garantia de autenticidade. Dessa forma, o processo de certificação da Polen transforma-se em um poderoso meio de engajamento do consumidor.

O QR code presente no selo, como comentamos, fornece o acesso ao relatório de logística reversa customizado, onde o consumidor poderá acompanhar as ações que a empresa tem tomado para realizar a logística reversa das suas embalagens e os agentes envolvidos no processo. A marca certificada conta também com um dashboard para acompanhamento às visualizações desta página, dados demográficos dos visitantes e possíveis leads gerados.


O Selo Polen transforma as embalagens da sua empresa em uma ferramenta de posicionamento responsável transparente e confiável, tornando-a um meio de interação com o consumidor engajado.

  

Quais empresas usam o Selo Polen?

Selo Polen aplicado em embalagem da marca Greenpeople
Selo Polen aplicado em embalagem da marca Greenpeople

Entendendo a importância das vantagens do Selo Polen, as empresas certificadas têm apresentado resultados extremamente positivos. A Ginta, fabricante de produtos embalados e atuante no estado do Rio de Janeiro, no ano de 2019, reciclou 234 kg de alumínio. Através da ação de compensação, eles remuneraram cooperativas de catadores de materiais recicláveis pela quantidade de resíduos pós-consumo resgatada e destinada à indústria da reciclagem. Para cada tonelada de alumínio reciclada, foi evitada a emissão de, aproximadamente, 3,718 Toneladas de CO2 equivalente à atmosfera.


Outro empresa que podemos destacar é a Yenzah, marca de cosméticos com embalagens de plástico. Na cidade de Duque de Caxias, foram reciclados 5,13 toneladas. Compensando o impacto das suas embalagens, a Yenzah evita a emissão de 3,23 toneladas de CO2 equivalente. Esses números se fazem extremamente importantes num momento em que a discussão em volta dos resíduos plásticos tem ocupado cada vez mais espaço no meio empresarial.


A Greenpeople, empresa de produtos alimentícios embalados, atua em diversos estados do país como São Paulo, Minas e Rio de Janeiro. A empresa compensa 99,95% de todas as suas embalagens com a Polen, o que representa a não emissão de 6,33 toneladas de CO2 equivalente.


Como adquirir o selo?

A certificação da Polen é feita de forma totalmente digital. Para obter o Selo Polen, você precisa seguir apenas 3 passos simples


  1. Escolher o plano de compensação;
  2. Informar a quantidade de embalagens que a sua empresa coloca no mercado anualmente;
  3. Selecionar a porcentagem do volume que deseja compensar.


Pronto, receberemos seu pedido! Nossa extensa rede de cooperativas parceiras permite que encontremos a quantidade e tipo de crédito solicitado rapidamente. Você pode acompanhar e gerir todo o processo. Sua empresa reduz o impacto das embalagens no ambiente, investe na reciclagem, apoia o trabalho de cooperativas e ainda cumpre a Lei de Logística Reversa em apenas alguns cliques.

 

Gostou do nosso texto e se interessou pelo Selo Polen? Não perca tempo e conheça nossos planos para iniciar sua certificação.

Fale Com a Polen