A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e o Decreto 10.936/2022 incentivam a priorização da participação das organizações de catadores de material reciclável na gestão de resíduos no país, e é fato que estas possuem papel fundamental no retorno das embalagens pós-consumo ao ciclo produtivo através da reciclagem.
No Estado do Paraná, a logística reversa de embalagens foi regulamentada pela Política Estadual de Resíduos Sólidos (Lei Nº 20607/2021 e pela Resolução Conjunta SEDEST/IAT Nº 020/2021. A regulamentação exige às empresas fabricantes e distribuidoras de embalagens no estado a comprovarem as ações de logística reversa através da Plataforma Contabilizando Resíduos, tendo como requisito o apoio a cooperativas de catadores no estado.
Nesse contexto, discutimos o cenário atual da logística reversa no estado após a regulamentação, o papel das cooperativas e o que esperar para os próximos anos!
Palestrantes
- Vitor de Moraes (Especialista de Análise Ambiental SEDEST)
- Fabiana Figueiró (Coordenadora da Área Ambiental - Souto Correa Advogados)
- Patricia Luciane Ribeiro dos Santos (Presidente da Associação dos Recicladores Emanuel, no município de Colombo, Paraná)
- Renata Vilarinho, Diretora de Parcerias Estratégicas na Polen - Mediação
Acesse a gravação do Webinar