Webinars Gratuitos: "Semana da Sustentabilidade Empresarial da Polen"!
Downloads
Eventos
Considerando a crescente preocupação em relação à sustentabilidade empresarial, em novembro de 2020 promovemos uma série de lives para debatermos diferentes aspectos do assunto. A programação percorreu os pilares da sustentabilidade através de conversas com convidados de excelência com vasta experiência no tema. Agora você pode assistir às gravações de todos os debates! Preencha o formulário gratuitamente e receba os links dos vídeos no seu e-mail.

Webinars "Semana da Sustentabilidade Empresarial da Polen"

Sustentabilidade é a palavra-chave para o período pós-pandêmico. O conceito, que era crescente nos últimos anos, ganhou ainda mais relevância devido aos acontecimentos de 2020. Hoje as empresas precisam, mais do que nunca, contribuir positivamente com toda a sociedade.

Considerando essa crescente preocupação em relação à sustentabilidade empresarial, em novembro de 2020 a Polen promoveu o evento online "Semana da Sustentabilidade Empresarial da Polen": uma série de lives gratuitas onde foram debatidos diferentes aspectos fundamentais sobre o assunto. A programação percorreu os pilares da sustentabilidade - ambiental, social e econômico - através de temáticas como Agenda 2030 e ODS nas empresas, integração ciência-iniciativa privada, ESG, cases, tendências e avaliação da sustentabilidade corporativa. Para discussões construtivas e de alto nível, a grade de convidados foi composta por profissionais de excelência com vasta experiência em diferentes setores.

Agora você pode assistir às gravações de todos os debates. Confira a programação, os participantes e inscreva-se gratuitamente no formulário para receber os links dos vídeos!

Inscrição Gratuita

Preencha o formulário abaixo gratuitamente e receba os links das gravações no seu e-mail!

Programação

#WEBINAR 1 - Agenda 2030 e ODS nas empresas: progressos e desafios

Participantes

Ricardo Voltolini, CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável, com mais de 25 anos de atuação no mercado, e idealizador da Plataforma Liderança com Valores, o maior movimento de liderança para a sustentabilidade do Brasil. Escreveu mais de 10 livros, entre os quais se destacam Conversas com Líderes Sustentáveis (Editora Senac-SP/2011), Escolas de Líderes Sustentáveis (Editora Campus Elsevier/2013) e Sustentabilidade no Coração do Negócio (Ideia Sustentável/2015). Realizou mais de 1.200 palestras e é mentor e coach de líderes empresariais. É conselheiro de Sustentabilidade da Iguá Saneamento, da AES Tietê e do Centro Sebrae de Sustentabilidade. É diretor de Sustentabilidade da ABRH-Brasil.

Sandro Damásio, assessor de Gestão e Sustentabilidade e Coordenador da Comissão de Sustentabilidade das empresas Eletrobras, membro do Conselho Orientador da Rede Brasil do Pacto Global e Conselheiro Suplente do Clube de Engenharia e do Centro de Excelência em Energia Elétrica do Acre. É graduado em Engenharia Civil, especializado em Engenharia de Fundações, Economia e Gestão em Energia e mestrando em Ciência da Sustentabilidade. Possui ampla experiência em Sustentabilidade Empresarial, Estratégia, Geração de Energia Elétrica e Gestão de Projetos. Representou recentemente a Eletrobras na ONU, nas discussões da transformação da sustentabilidade empresarial como o mainstream dos negócios e na sua integração aos objetivos estratégicos e do compromisso empresarial com a Agenda 2030.

Nina Lachmann Soares, analista técnica no Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Junto à pós-graduação em Projetos Sustentáveis e Inovações Ambientais pela Universidade Federal do Paraná, Nina vem trabalhando com a agenda de Agro e Alimentos do CEBDS na gestão do Grupo de Trabalho para a Transformação nos Sistemas de Alimentos, e apoio na agenda de recursos hídricos e saneamento. É ainda voluntária pela rede do Climate Reality Hub Brasil.


Mediador

Renato Paquet, CEO da Polen - Solução e Valoração de Resíduos, Diretor-Presidente do Comitê de Cleantechs da Associação Brasileira de Startups e Membro do Conselho de Competitividade do Sistema FIRJAN.


#WEBINAR 2 - Integrando ciência à iniciativa privada rumo ao desenvolvimento sustentável

Participantes

Fabio Rubio Scarano, é Engenheiro Florestal, Ph.D. em Ecologia e Professor de Ecologia da UFRJ. Atuou nos painéis da ONU para o clima e biodiversidade, foi Diretor de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Vice-Presidente Sênior da Conservação Internacional e Diretor Executivo da Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável (FBDS). Autor de diversas publicações científicas sobre biodiversidade, mudanças climáticas e sustentabilidade, já recebeu o Prêmio Jabuti por dois de seus livros. Seu livro mais recente é Regenerantes de Gaia (2019).

Alex Enrich Prast, Professor licenciado do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atual professor do Departamento de Estudos Temáticos da Universidade de Linköping. Membro do Biogas Research Center, um centro de excelência na pesquisa relacionada ao biogás, o qual se baseia no modelo tripla hélice. Possui expertise para a implementação de soluções relacionadas ao biogás na sociedade.

Daniel Pimentel, Advogado pela UFJF, mestre e pesquisador pela USP, coordenou o primeiro Ranking de Universidades Empreendedoras e atualmente é Diretor de Universidades e Transferência de Tecnologia na Emerge.


Mediador

Renato Paquet, CEO da Polen - Solução e Valoração de Resíduos, Diretor-Presidente do Comitê de Cleantechs da Associação Brasileira de Startups e Membro do Conselho de Competitividade do Sistema FIRJAN.

#WEBINAR 3 - ESG: as letras que estão mudando o mercado

Participantes

Luciana Antonini Ribeiro, co-fundadora da EB Capital, firma de Private Equity brasileira com foco em empresas que trazem soluções para gaps estruturais do país. Acredita no poder transformador dos negócios, aliando alta performance financeira, de longo prazo, a soluções que trazem prosperidade inclusiva. Luciana é colunista da Exame e recebeu, em 2019, o prêmio Sabiá Laranjeira, oferecido pela Plataforma Liderança Sustentável como reconhecimento a líderes ativistas. Por dois anos consecutivos, foi indicada como uma das Top Women Investing in Latin American Tech, pela Lavca. É presidente dos conselhos da Mob Telecom e Sumicity. Além de ser mestre em direito comercial pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA pela Columbia Business School.

Luiza Yang, Gerente de Sustentabilidade da Danone e profissional de comunicação com mais de 10 anos de experiência nas áreas de varejo e consumo. Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Marketing e Gestão Comercial pela Business School São Paulo e Circular Economy Expert pela University of Exeter, Luiza teve passagens pela In Press Porter Novelli e C&A antes de integrar o time da Danone em 2016. Atualmente lidera os temas de economia circular e reciclagem inclusiva, conectando as áreas de negócio com a missão de gerar tanto sucesso econômico como progresso social.

Raquel Chrispim, Diretora Executiva da RC8 Consultoria, jornalista, mestre em Sociologia, especialista em Responsabilidade Social e Sustentabilidade com 15 anos de experiência na área.


Mediador

Renato Paquet, CEO da Polen - Solução e Valoração de Resíduos, Diretor-Presidente do Comitê de Cleantechs da Associação Brasileira de Startups e Membro do Conselho de Competitividade do Sistema FIRJAN.


#WEBINAR 4 - Sustentabilidade empresarial na prática: cases e tendências

Participantes

Pedro Cormann, é Coordenador de Projetos na do bem™️, marca de sucos e bebidas saudáveis da Ambev. Integra o time de marketing e lidera a área de sustentabilidade. Criou o "Projeto Bagaço do bem™️" em que a marca se compromete a compensar 100% dos resíduos gerados em embalagem longa vida, além de criar novos produtos reciclados a partir de caixinhas Tetrapak como óculos, bicicletas e moradias emergenciais.

Jorge Soto, é Engenheiro Químico e também PhD em Desenvolvimento Sustentável. Atua na indústria petroquímica há mais de 30 anos. Líder do Departamento Corporativo de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Jorge Soto apoia os negócios da Braskem em todo o mundo na integração das dimensões ambiental, social e econômica em suas decisões e processos estratégicos. É também Professor do Curso de Mestrado Profissional em Sustentabilidade da EASP / FGV. No momento, ele também co-lidera o desenvolvimento de uma nova norma internacional de Princípios e Estrutura para a Implementação da Economia Circular na ISO.

Susana Carvalho, Eng.ª Agrônoma, formada pelo Instituto Superior de Agronomia (Portugal), Mestre (MSc) em Agricultura Orgânica pela Universidade de Aberdeen (Escócia), com especializações em Design Thinking e Business Design pela Escola de Design Thinking em São Paulo, em Finanças pela FGV e pela Business School of São Paulo, em Industria 4.0 pela Hong Kong Polytechnic University e com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pela FGV. Carreia profissional com experiência no mercado de Agronegócio Europeu e Brasileiro. Em Portugal, exerceu o cargo de Diretora de Negócio de Specialties na ADP – Fertilizantes. No Brasil, exerceu o cargo de CEO de uma Empresa Multinacional Espanhola do segmento de Fertilizantes, Fertiberia Brasil pertencente ao Grupo Villar Mir; Experiência em Consultoria Estratégica de Negócios como Consultora Sênior na MacroSector Consultores e como Partner e Managing Director na Global Agro Consultants. Atualmente é a Diretora Executiva de 2 empresas do Grupo JBS, a JBS Ambiental e a JBS Fertilizantes.


Mediador

Renato Paquet, CEO da Polen - Solução e Valoração de Resíduos, Diretor-Presidente do Comitê de Cleantechs da Associação Brasileira de Startups e Membro do Conselho de Competitividade do Sistema FIRJAN.

#WEBINAR 5 - Avaliando a sustentabilidade corporativa: indicadores e ferramentas

Participantes

Roberto Roche, sócio da Roberto Roche & Associados e especialista em gestão de ESG, Princípios do Equador, PRI e padrões do IFC para investimentos em infraestrutura. Ao longo de mais de 35 anos consolidou sua experiência exercendo vários cargos até alcançar a Vice-presidência em ESG / QSMS-RS & Sustentabilidade Corporativa para fundos de investimentos na África e Asia com forte atuação nas áreas de Óleo & Gás, Energia, Portos e Mineração em mais de 15 países da América Latina, África Ásia e Oriente Médio. É também auditor de diversos parâmetros da sustentabilidade corporativa.

‍‍Agnieszka Latawiec, Co-fundadora e Diretora Executiva do Instituto Internacional de Sustentabilidade do Rio de Janeiro (IIS), é bacharel em engenharia de proteção ambiental, com mestrado em proteção ambiental e PhD em ciências ambientais. Atualmente, é professora assistente do Departamento de Geografia e Meio Ambiente na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Professora Associada do Departamento de Engenharia de Produção, Logística e Ciência da Computação Aplicada, Universidade de Agricultura, Cracóvia e Honorary Senior Lecturer da Escola de Ciências Ambientais da Universidade de East Anglia. Também é Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade da PUC-Rio, Coordenadora do Centro de Ciência da Conservação e Sustentabilidade (CSRio - PUC-Rio), Líder do Grupo de Pesquisa “Gestão Integrada da Paisagem”, Líder do Grupo de Pesquisa Interinstitucional sobre Serviços Ecossistêmicos e Segunda Líder do Grupo de Pesquisa “Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade (CSRio).

Karina Simão, formada em Comunicação Social - Relações Públicas e pós-graduanda em Sustentabilidade. Trabalha na área de negócios da Report Sustentabilidade e há cerca de três anos exerce a função de Coordenadora de Consultoria no desenvolvimento de projetos de materialidade, engajamento de stakeholders, elaboração de relatórios de sustentabilidade GRI e no apoio às empresas em índices como ISE, DJSI, Sistema B, entre outros. Em 2018 se tornou treinadora oficial de GRI e passou a ministrar cursos sobre pela Report em parceria com a Aberje. Coordenou e participou do desenvolvimento de projetos para grandes empresas de diversos segmentos, como Natura, Bradesco, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Votorantim, São Martinho, Sanofi, etc.

Mediador

Renato Paquet, CEO da Polen - Solução e Valoração de Resíduos, Diretor-Presidente do Comitê de Cleantechs da Associação Brasileira de Startups e Membro do Conselho de Competitividade do Sistema FIRJAN.

OBS: Comece a estudar o assunto ao baixar nosso infográfico gratuito "Mini-Guia da Sustentabilidade Empresarial"!

Webinars Gratuitos: "Semana da Sustentabilidade Empresarial da Polen"!
Downloads
Eventos
August 15, 2023 6:41 PM
Considerando a crescente preocupação em relação à sustentabilidade empresarial, em novembro de 2020 promovemos uma série de lives para debatermos diferentes aspectos do assunto. A programação percorreu os pilares da sustentabilidade através de conversas com convidados de excelência com vasta experiência no tema. Agora você pode assistir às gravações de todos os debates! Preencha o formulário gratuitamente e receba os links dos vídeos no seu e-mail.

Webinars "Semana da Sustentabilidade Empresarial da Polen"

Sustentabilidade é a palavra-chave para o período pós-pandêmico. O conceito, que era crescente nos últimos anos, ganhou ainda mais relevância devido aos acontecimentos de 2020. Hoje as empresas precisam, mais do que nunca, contribuir positivamente com toda a sociedade.

Considerando essa crescente preocupação em relação à sustentabilidade empresarial, em novembro de 2020 a Polen promoveu o evento online "Semana da Sustentabilidade Empresarial da Polen": uma série de lives gratuitas onde foram debatidos diferentes aspectos fundamentais sobre o assunto. A programação percorreu os pilares da sustentabilidade - ambiental, social e econômico - através de temáticas como Agenda 2030 e ODS nas empresas, integração ciência-iniciativa privada, ESG, cases, tendências e avaliação da sustentabilidade corporativa. Para discussões construtivas e de alto nível, a grade de convidados foi composta por profissionais de excelência com vasta experiência em diferentes setores.

Agora você pode assistir às gravações de todos os debates. Confira a programação, os participantes e inscreva-se gratuitamente no formulário para receber os links dos vídeos!

Inscrição Gratuita

Preencha o formulário abaixo gratuitamente e receba os links das gravações no seu e-mail!

Programação

#WEBINAR 1 - Agenda 2030 e ODS nas empresas: progressos e desafios

Participantes

Ricardo Voltolini, CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável, com mais de 25 anos de atuação no mercado, e idealizador da Plataforma Liderança com Valores, o maior movimento de liderança para a sustentabilidade do Brasil. Escreveu mais de 10 livros, entre os quais se destacam Conversas com Líderes Sustentáveis (Editora Senac-SP/2011), Escolas de Líderes Sustentáveis (Editora Campus Elsevier/2013) e Sustentabilidade no Coração do Negócio (Ideia Sustentável/2015). Realizou mais de 1.200 palestras e é mentor e coach de líderes empresariais. É conselheiro de Sustentabilidade da Iguá Saneamento, da AES Tietê e do Centro Sebrae de Sustentabilidade. É diretor de Sustentabilidade da ABRH-Brasil.

Sandro Damásio, assessor de Gestão e Sustentabilidade e Coordenador da Comissão de Sustentabilidade das empresas Eletrobras, membro do Conselho Orientador da Rede Brasil do Pacto Global e Conselheiro Suplente do Clube de Engenharia e do Centro de Excelência em Energia Elétrica do Acre. É graduado em Engenharia Civil, especializado em Engenharia de Fundações, Economia e Gestão em Energia e mestrando em Ciência da Sustentabilidade. Possui ampla experiência em Sustentabilidade Empresarial, Estratégia, Geração de Energia Elétrica e Gestão de Projetos. Representou recentemente a Eletrobras na ONU, nas discussões da transformação da sustentabilidade empresarial como o mainstream dos negócios e na sua integração aos objetivos estratégicos e do compromisso empresarial com a Agenda 2030.

Nina Lachmann Soares, analista técnica no Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Junto à pós-graduação em Projetos Sustentáveis e Inovações Ambientais pela Universidade Federal do Paraná, Nina vem trabalhando com a agenda de Agro e Alimentos do CEBDS na gestão do Grupo de Trabalho para a Transformação nos Sistemas de Alimentos, e apoio na agenda de recursos hídricos e saneamento. É ainda voluntária pela rede do Climate Reality Hub Brasil.


Mediador

Renato Paquet, CEO da Polen - Solução e Valoração de Resíduos, Diretor-Presidente do Comitê de Cleantechs da Associação Brasileira de Startups e Membro do Conselho de Competitividade do Sistema FIRJAN.


#WEBINAR 2 - Integrando ciência à iniciativa privada rumo ao desenvolvimento sustentável

Participantes

Fabio Rubio Scarano, é Engenheiro Florestal, Ph.D. em Ecologia e Professor de Ecologia da UFRJ. Atuou nos painéis da ONU para o clima e biodiversidade, foi Diretor de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Vice-Presidente Sênior da Conservação Internacional e Diretor Executivo da Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável (FBDS). Autor de diversas publicações científicas sobre biodiversidade, mudanças climáticas e sustentabilidade, já recebeu o Prêmio Jabuti por dois de seus livros. Seu livro mais recente é Regenerantes de Gaia (2019).

Alex Enrich Prast, Professor licenciado do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atual professor do Departamento de Estudos Temáticos da Universidade de Linköping. Membro do Biogas Research Center, um centro de excelência na pesquisa relacionada ao biogás, o qual se baseia no modelo tripla hélice. Possui expertise para a implementação de soluções relacionadas ao biogás na sociedade.

Daniel Pimentel, Advogado pela UFJF, mestre e pesquisador pela USP, coordenou o primeiro Ranking de Universidades Empreendedoras e atualmente é Diretor de Universidades e Transferência de Tecnologia na Emerge.


Mediador

Renato Paquet, CEO da Polen - Solução e Valoração de Resíduos, Diretor-Presidente do Comitê de Cleantechs da Associação Brasileira de Startups e Membro do Conselho de Competitividade do Sistema FIRJAN.

#WEBINAR 3 - ESG: as letras que estão mudando o mercado

Participantes

Luciana Antonini Ribeiro, co-fundadora da EB Capital, firma de Private Equity brasileira com foco em empresas que trazem soluções para gaps estruturais do país. Acredita no poder transformador dos negócios, aliando alta performance financeira, de longo prazo, a soluções que trazem prosperidade inclusiva. Luciana é colunista da Exame e recebeu, em 2019, o prêmio Sabiá Laranjeira, oferecido pela Plataforma Liderança Sustentável como reconhecimento a líderes ativistas. Por dois anos consecutivos, foi indicada como uma das Top Women Investing in Latin American Tech, pela Lavca. É presidente dos conselhos da Mob Telecom e Sumicity. Além de ser mestre em direito comercial pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA pela Columbia Business School.

Luiza Yang, Gerente de Sustentabilidade da Danone e profissional de comunicação com mais de 10 anos de experiência nas áreas de varejo e consumo. Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Marketing e Gestão Comercial pela Business School São Paulo e Circular Economy Expert pela University of Exeter, Luiza teve passagens pela In Press Porter Novelli e C&A antes de integrar o time da Danone em 2016. Atualmente lidera os temas de economia circular e reciclagem inclusiva, conectando as áreas de negócio com a missão de gerar tanto sucesso econômico como progresso social.

Raquel Chrispim, Diretora Executiva da RC8 Consultoria, jornalista, mestre em Sociologia, especialista em Responsabilidade Social e Sustentabilidade com 15 anos de experiência na área.


Mediador

Renato Paquet, CEO da Polen - Solução e Valoração de Resíduos, Diretor-Presidente do Comitê de Cleantechs da Associação Brasileira de Startups e Membro do Conselho de Competitividade do Sistema FIRJAN.


#WEBINAR 4 - Sustentabilidade empresarial na prática: cases e tendências

Participantes

Pedro Cormann, é Coordenador de Projetos na do bem™️, marca de sucos e bebidas saudáveis da Ambev. Integra o time de marketing e lidera a área de sustentabilidade. Criou o "Projeto Bagaço do bem™️" em que a marca se compromete a compensar 100% dos resíduos gerados em embalagem longa vida, além de criar novos produtos reciclados a partir de caixinhas Tetrapak como óculos, bicicletas e moradias emergenciais.

Jorge Soto, é Engenheiro Químico e também PhD em Desenvolvimento Sustentável. Atua na indústria petroquímica há mais de 30 anos. Líder do Departamento Corporativo de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Jorge Soto apoia os negócios da Braskem em todo o mundo na integração das dimensões ambiental, social e econômica em suas decisões e processos estratégicos. É também Professor do Curso de Mestrado Profissional em Sustentabilidade da EASP / FGV. No momento, ele também co-lidera o desenvolvimento de uma nova norma internacional de Princípios e Estrutura para a Implementação da Economia Circular na ISO.

Susana Carvalho, Eng.ª Agrônoma, formada pelo Instituto Superior de Agronomia (Portugal), Mestre (MSc) em Agricultura Orgânica pela Universidade de Aberdeen (Escócia), com especializações em Design Thinking e Business Design pela Escola de Design Thinking em São Paulo, em Finanças pela FGV e pela Business School of São Paulo, em Industria 4.0 pela Hong Kong Polytechnic University e com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pela FGV. Carreia profissional com experiência no mercado de Agronegócio Europeu e Brasileiro. Em Portugal, exerceu o cargo de Diretora de Negócio de Specialties na ADP – Fertilizantes. No Brasil, exerceu o cargo de CEO de uma Empresa Multinacional Espanhola do segmento de Fertilizantes, Fertiberia Brasil pertencente ao Grupo Villar Mir; Experiência em Consultoria Estratégica de Negócios como Consultora Sênior na MacroSector Consultores e como Partner e Managing Director na Global Agro Consultants. Atualmente é a Diretora Executiva de 2 empresas do Grupo JBS, a JBS Ambiental e a JBS Fertilizantes.


Mediador

Renato Paquet, CEO da Polen - Solução e Valoração de Resíduos, Diretor-Presidente do Comitê de Cleantechs da Associação Brasileira de Startups e Membro do Conselho de Competitividade do Sistema FIRJAN.

#WEBINAR 5 - Avaliando a sustentabilidade corporativa: indicadores e ferramentas

Participantes

Roberto Roche, sócio da Roberto Roche & Associados e especialista em gestão de ESG, Princípios do Equador, PRI e padrões do IFC para investimentos em infraestrutura. Ao longo de mais de 35 anos consolidou sua experiência exercendo vários cargos até alcançar a Vice-presidência em ESG / QSMS-RS & Sustentabilidade Corporativa para fundos de investimentos na África e Asia com forte atuação nas áreas de Óleo & Gás, Energia, Portos e Mineração em mais de 15 países da América Latina, África Ásia e Oriente Médio. É também auditor de diversos parâmetros da sustentabilidade corporativa.

‍‍Agnieszka Latawiec, Co-fundadora e Diretora Executiva do Instituto Internacional de Sustentabilidade do Rio de Janeiro (IIS), é bacharel em engenharia de proteção ambiental, com mestrado em proteção ambiental e PhD em ciências ambientais. Atualmente, é professora assistente do Departamento de Geografia e Meio Ambiente na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Professora Associada do Departamento de Engenharia de Produção, Logística e Ciência da Computação Aplicada, Universidade de Agricultura, Cracóvia e Honorary Senior Lecturer da Escola de Ciências Ambientais da Universidade de East Anglia. Também é Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade da PUC-Rio, Coordenadora do Centro de Ciência da Conservação e Sustentabilidade (CSRio - PUC-Rio), Líder do Grupo de Pesquisa “Gestão Integrada da Paisagem”, Líder do Grupo de Pesquisa Interinstitucional sobre Serviços Ecossistêmicos e Segunda Líder do Grupo de Pesquisa “Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade (CSRio).

Karina Simão, formada em Comunicação Social - Relações Públicas e pós-graduanda em Sustentabilidade. Trabalha na área de negócios da Report Sustentabilidade e há cerca de três anos exerce a função de Coordenadora de Consultoria no desenvolvimento de projetos de materialidade, engajamento de stakeholders, elaboração de relatórios de sustentabilidade GRI e no apoio às empresas em índices como ISE, DJSI, Sistema B, entre outros. Em 2018 se tornou treinadora oficial de GRI e passou a ministrar cursos sobre pela Report em parceria com a Aberje. Coordenou e participou do desenvolvimento de projetos para grandes empresas de diversos segmentos, como Natura, Bradesco, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Votorantim, São Martinho, Sanofi, etc.

Mediador

Renato Paquet, CEO da Polen - Solução e Valoração de Resíduos, Diretor-Presidente do Comitê de Cleantechs da Associação Brasileira de Startups e Membro do Conselho de Competitividade do Sistema FIRJAN.

OBS: Comece a estudar o assunto ao baixar nosso infográfico gratuito "Mini-Guia da Sustentabilidade Empresarial"!

Fale Com a Polen