5 conquistas de 2021 que merecem ser celebradas
Institucional
Já parou para analisar como foi o seu 2021? Aqui na Polen destacamos algumas conquistas que merecem ser compartilhadas, teve muita gente envolvida nessa história, confira!

O ano está chegando ao final e é muito comum as pessoas darem aquela olhadinha para trás, com o intuito de avaliar o que funcionou e o que não funcionou ao longo dos últimos meses. Trata-se de um exercício importante não só no âmbito pessoal, mas também empresarial. Avaliar como foi a performance da sua empresa pode te ajudar a planejar melhor o próximo ano, com estratégias mais assertivas e com a certeza que é possível fazer muito mais pelo seu negócio! 


Aqui na Polen, não foi diferente, decidimos dar aquela espiada em tudo que aconteceu ao longo do ano e compartilhar com vocês algumas conquistas importantes, afinal o que é bom merece ser celebrado! Sem dizer que nada disso seria possível sem o trabalho dos nossos colaboradores e a confiança dos nossos clientes, por isso desde já o nosso muito obrigado a cada um que fez parte do nosso 2021. 


1 - Papirus inicia projeto pioneiro com a Polen

Em meados de abril, tivemos o prazer de anunciar uma parceria inovadora com a Papirus. Uma das maiores fabricantes brasileiras de papelcartão, a Papirus marcou sua entrada no mercado de créditos de reciclagem ao utilizar a tecnologia desenvolvida pela Polen .A Papirus começou a utilizar a plataforma da Polen para garantir que as aparas de papel compradas de cooperativas e utilizadas pela empresa na fabricação de cartões que levam fibras pós-consumo, deram origem a créditos de reciclagem. Com o intuito de incentivar a economia circular, a empresa começou a fornecer esses créditos gerados à grandes fabricantes de bens de consumo, que por lei precisam cumprir as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e comprovar a compensação ambiental de no mínimo 22% das embalagens que disponibilizam no mercado.


Na prática, a Papirus passou a comprar das cooperativas os créditos gerados sobre um determinado volume de papel coletado, utilizando a plataforma Polen, e a transferir a titularidades desses créditos aos seus clientes que optaram pelo cartão Vitacycle, produzido com 30% de fibra reciclada pós-consumo. Como bem definiu o copresidente e diretor comercial da empresa no início do projeto, Amando Varella: “isso gerar um “círculo virtuoso” que beneficiará toda a cadeia da reciclagem”.

2-  Ifood é o mais novo parceiro do Recicla Orla

O Recicla Orla, um projeto desenvolvido pelo Orla Rio em conjunto com a Polen, ganhou um parceiro de peso em 2021, nada mais, nada menos do que o Ifood! O projeto garante a instalação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis (PEVs) em quiosques ao longo da orla sul carioca, na cidade do Rio de Janeiro.


Antes da entrada do Ifood, já existiam 24 pontos de entrega voluntária instalados nos quiosques das praias de Ipanema e Leblon, por meio dos quais já foram coletadas mais de 150 toneladas de resíduos sólidos, evitando a emissão do equivalente a 86 toneladas de CO² no meio ambiente até meados de 2021. A entrada do Ifood permitiu a expansão do projeto e todos os quiosques entre o Leme e o Mirante do Leblon passaram a funcionar como pontos de coleta, aumentando para 56 o número de PEVs instalados.


Outro destaque do Recicla Orla é a realização dos cleanups, ou seja,  mutirões de limpeza voluntária nas praias cariocas  com objetivo de contribuir para a limpeza da orla e destinação correta dos resíduos, a sua grande maioria recicláveis. Ao longo de 2021, foram realizados um total de 21 mutirões. 


3 -  Polen desenvolve projeto personalizado para Tetra Pak

Há alguns anos a separação desses materiais que compõem a caixa longa vida acabava se tornando financeiramente inviável, não era simples e custava caro. Porém, hoje em dia, por intermédio da tecnologia, 100% da embalagem é reaproveitada após a separação dos materiais. É possível reutilizar 75% do papel utilizado na composição da embalagem cartonada, bem como, o plástico e o alumínio que podem ser transformados em outros produtos, como placas e telhas para construção. 


Como principal fabricante deste tipo de embalagem no mundo, a Tetra Pak vem investindo em iniciativas diversas que contribuem para que esse percentual cresça gradativamente. Dentre os muitos parceiros que a Tetra Pak tem em seus projetos, e que prezam pela sustentabilidade, a Polen é um deles. O projeto Rede Longa Vida é fruto desta parceria, a iniciativa tem por objetivo incentivar a cadeia da reciclagem ao garantir um bônus de 20%, em valor, por tonelada adicional de caixas longa vida coletadas e recicladas por cooperativas e recicladoras. Em 2021, o Rede Longa Vida ganhou visibilidade nacional e uma etapa importante foi a campanha de comunicação voltada para os recicladores, confira a animação feita pelo projeto aqui. 


4- Paraná institucionaliza logística reversa de embalagens e Polen lança campanha de conscientização entre seus clientes 


O estado do Paraná se juntou a lista dos estados pioneiros no que tange a regulamentação da logística reversa de embalagens pós-consumo ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. A Polen se empenhou não só se empenhou em atender clientes que também colocam embalagens no mercado paranaense, como iniciou uma campanha online para explicar ao público em geral como está funcionando todo o processo da logística reversa no estado. Cada estado ou cidade que decide regulamentar a logística reversa de embalagens, tem o direito de desenvolver o processo personalizado, no caso do Paraná, tudo é feito dentro da plataforma contabilizando resíduos, saiba mais aqui. 


5- Polen está entre as 50 startups que mais cresceram em 2021 segundo o Founder Institute


O Founder Institute é uma das maiores aceleradoras de startups em estágio inicial do mundo. Já levantou cerca de 1.5 bilhões de dólares que foram investidos na construção de novos negócios em 6 continentes. A Polen foi destaque no mais recente relatório publicado pelo Founder Institute como uma das 50 startups que mais cresceram em 2021 e geraram impacto positivo guiadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela ONU.


O relatório divide as startups em diferentes categorias, a Polen entrou na categoria Fastest Growing Impact Companies ao lado de empresas de outros quatro países: Canadá, Estados Unidos, África do Sul e Nigéria.


Um reflexo desse crescimento foi também o aumento do time, ao longo de 2021, a Polen ganhou novos integrantes e tivemos a primeira baby Polen a nascer, veio ao mundo a Maria Helena, filha da nossa querida SDR, Carolina Maia.

Novos Projetos

Na reta final de 2021, dois novos projetos robustos entraram para o portfólio da Polen e seguirão como destaque na nossa carteira de projetos especiais para o ano de 2022, são eles a Recicla Latas e o Recicla Guaíba.

A Recicla Latas é uma entidade gestora com atuação nacional cujo objetivo é o aperfeiçoamento do sistema de logística reversa das latas de alumínio para bebidas no país. Trata-se de uma iniciativa que reúne os principais líderes do setor de latas de alumínio, que unidos firmaram junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) o Termo de Compromisso da Lata de Alumínio para Bebidas, cujo um das principais metas é a manutenção do percentual histórico de reciclagem das latas de alumínio no patamar de 95%. A Polen está a frente da gestão da Recicla Latas e junto com parceiros de peso tem a missão de compartilhar com a sociedade o papel das latinhas de alumínio para bebidas na cadeira da economia circular e como a sociedade como um todo pode contribuir nesse processo.

Já o Recicla Guaíba é o projeto mais recente da Polen, que acaba de chegar na capital gaúcha, Porto Alegre. Aos moldes do que já acontece na orla carioca, com o Recicla Orla, a ideia é a limpeza da Orla do Guaíba por meio da coleta e destinação correta do material reciclável coletado. Porém, a novidade não para por aí, a ideia é fornecer material reciclável em grande escala para abastecer as indústrias e esse resíduo então ser transformado em novos produtos e embalagens. Para que essa operação seja possível o Grupo Polen acaba de ganhar a Hive, destinada a triagem e distribuição em larga escala de todo resíduo sólido coletado pelas nossas cooperativas parceiras no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. Gostaram da novidade?

Este foi um pequeno resumo do que foi o nosso 2021 aqui na Polen, um ano intenso, cheio de desafios e motivos muito especiais para celebrar.  Não se trata apenas de uma empresa, de um negócio, trata-se de um propósito maior de contribuir para um futuro mais sustentável e trata-se acima de tudo de pessoas, negócios são feitos de pessoas que compartilham ideais comuns. O nosso MUITO OBRIGADO à você que fez parte dessa história! E que venha  2022, estamos prontos!


5 conquistas de 2021 que merecem ser celebradas
Institucional
August 15, 2023 6:41 PM
Já parou para analisar como foi o seu 2021? Aqui na Polen destacamos algumas conquistas que merecem ser compartilhadas, teve muita gente envolvida nessa história, confira!

O ano está chegando ao final e é muito comum as pessoas darem aquela olhadinha para trás, com o intuito de avaliar o que funcionou e o que não funcionou ao longo dos últimos meses. Trata-se de um exercício importante não só no âmbito pessoal, mas também empresarial. Avaliar como foi a performance da sua empresa pode te ajudar a planejar melhor o próximo ano, com estratégias mais assertivas e com a certeza que é possível fazer muito mais pelo seu negócio! 


Aqui na Polen, não foi diferente, decidimos dar aquela espiada em tudo que aconteceu ao longo do ano e compartilhar com vocês algumas conquistas importantes, afinal o que é bom merece ser celebrado! Sem dizer que nada disso seria possível sem o trabalho dos nossos colaboradores e a confiança dos nossos clientes, por isso desde já o nosso muito obrigado a cada um que fez parte do nosso 2021. 


1 - Papirus inicia projeto pioneiro com a Polen

Em meados de abril, tivemos o prazer de anunciar uma parceria inovadora com a Papirus. Uma das maiores fabricantes brasileiras de papelcartão, a Papirus marcou sua entrada no mercado de créditos de reciclagem ao utilizar a tecnologia desenvolvida pela Polen .A Papirus começou a utilizar a plataforma da Polen para garantir que as aparas de papel compradas de cooperativas e utilizadas pela empresa na fabricação de cartões que levam fibras pós-consumo, deram origem a créditos de reciclagem. Com o intuito de incentivar a economia circular, a empresa começou a fornecer esses créditos gerados à grandes fabricantes de bens de consumo, que por lei precisam cumprir as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e comprovar a compensação ambiental de no mínimo 22% das embalagens que disponibilizam no mercado.


Na prática, a Papirus passou a comprar das cooperativas os créditos gerados sobre um determinado volume de papel coletado, utilizando a plataforma Polen, e a transferir a titularidades desses créditos aos seus clientes que optaram pelo cartão Vitacycle, produzido com 30% de fibra reciclada pós-consumo. Como bem definiu o copresidente e diretor comercial da empresa no início do projeto, Amando Varella: “isso gerar um “círculo virtuoso” que beneficiará toda a cadeia da reciclagem”.

2-  Ifood é o mais novo parceiro do Recicla Orla

O Recicla Orla, um projeto desenvolvido pelo Orla Rio em conjunto com a Polen, ganhou um parceiro de peso em 2021, nada mais, nada menos do que o Ifood! O projeto garante a instalação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis (PEVs) em quiosques ao longo da orla sul carioca, na cidade do Rio de Janeiro.


Antes da entrada do Ifood, já existiam 24 pontos de entrega voluntária instalados nos quiosques das praias de Ipanema e Leblon, por meio dos quais já foram coletadas mais de 150 toneladas de resíduos sólidos, evitando a emissão do equivalente a 86 toneladas de CO² no meio ambiente até meados de 2021. A entrada do Ifood permitiu a expansão do projeto e todos os quiosques entre o Leme e o Mirante do Leblon passaram a funcionar como pontos de coleta, aumentando para 56 o número de PEVs instalados.


Outro destaque do Recicla Orla é a realização dos cleanups, ou seja,  mutirões de limpeza voluntária nas praias cariocas  com objetivo de contribuir para a limpeza da orla e destinação correta dos resíduos, a sua grande maioria recicláveis. Ao longo de 2021, foram realizados um total de 21 mutirões. 


3 -  Polen desenvolve projeto personalizado para Tetra Pak

Há alguns anos a separação desses materiais que compõem a caixa longa vida acabava se tornando financeiramente inviável, não era simples e custava caro. Porém, hoje em dia, por intermédio da tecnologia, 100% da embalagem é reaproveitada após a separação dos materiais. É possível reutilizar 75% do papel utilizado na composição da embalagem cartonada, bem como, o plástico e o alumínio que podem ser transformados em outros produtos, como placas e telhas para construção. 


Como principal fabricante deste tipo de embalagem no mundo, a Tetra Pak vem investindo em iniciativas diversas que contribuem para que esse percentual cresça gradativamente. Dentre os muitos parceiros que a Tetra Pak tem em seus projetos, e que prezam pela sustentabilidade, a Polen é um deles. O projeto Rede Longa Vida é fruto desta parceria, a iniciativa tem por objetivo incentivar a cadeia da reciclagem ao garantir um bônus de 20%, em valor, por tonelada adicional de caixas longa vida coletadas e recicladas por cooperativas e recicladoras. Em 2021, o Rede Longa Vida ganhou visibilidade nacional e uma etapa importante foi a campanha de comunicação voltada para os recicladores, confira a animação feita pelo projeto aqui. 


4- Paraná institucionaliza logística reversa de embalagens e Polen lança campanha de conscientização entre seus clientes 


O estado do Paraná se juntou a lista dos estados pioneiros no que tange a regulamentação da logística reversa de embalagens pós-consumo ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. A Polen se empenhou não só se empenhou em atender clientes que também colocam embalagens no mercado paranaense, como iniciou uma campanha online para explicar ao público em geral como está funcionando todo o processo da logística reversa no estado. Cada estado ou cidade que decide regulamentar a logística reversa de embalagens, tem o direito de desenvolver o processo personalizado, no caso do Paraná, tudo é feito dentro da plataforma contabilizando resíduos, saiba mais aqui. 


5- Polen está entre as 50 startups que mais cresceram em 2021 segundo o Founder Institute


O Founder Institute é uma das maiores aceleradoras de startups em estágio inicial do mundo. Já levantou cerca de 1.5 bilhões de dólares que foram investidos na construção de novos negócios em 6 continentes. A Polen foi destaque no mais recente relatório publicado pelo Founder Institute como uma das 50 startups que mais cresceram em 2021 e geraram impacto positivo guiadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela ONU.


O relatório divide as startups em diferentes categorias, a Polen entrou na categoria Fastest Growing Impact Companies ao lado de empresas de outros quatro países: Canadá, Estados Unidos, África do Sul e Nigéria.


Um reflexo desse crescimento foi também o aumento do time, ao longo de 2021, a Polen ganhou novos integrantes e tivemos a primeira baby Polen a nascer, veio ao mundo a Maria Helena, filha da nossa querida SDR, Carolina Maia.

Novos Projetos

Na reta final de 2021, dois novos projetos robustos entraram para o portfólio da Polen e seguirão como destaque na nossa carteira de projetos especiais para o ano de 2022, são eles a Recicla Latas e o Recicla Guaíba.

A Recicla Latas é uma entidade gestora com atuação nacional cujo objetivo é o aperfeiçoamento do sistema de logística reversa das latas de alumínio para bebidas no país. Trata-se de uma iniciativa que reúne os principais líderes do setor de latas de alumínio, que unidos firmaram junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) o Termo de Compromisso da Lata de Alumínio para Bebidas, cujo um das principais metas é a manutenção do percentual histórico de reciclagem das latas de alumínio no patamar de 95%. A Polen está a frente da gestão da Recicla Latas e junto com parceiros de peso tem a missão de compartilhar com a sociedade o papel das latinhas de alumínio para bebidas na cadeira da economia circular e como a sociedade como um todo pode contribuir nesse processo.

Já o Recicla Guaíba é o projeto mais recente da Polen, que acaba de chegar na capital gaúcha, Porto Alegre. Aos moldes do que já acontece na orla carioca, com o Recicla Orla, a ideia é a limpeza da Orla do Guaíba por meio da coleta e destinação correta do material reciclável coletado. Porém, a novidade não para por aí, a ideia é fornecer material reciclável em grande escala para abastecer as indústrias e esse resíduo então ser transformado em novos produtos e embalagens. Para que essa operação seja possível o Grupo Polen acaba de ganhar a Hive, destinada a triagem e distribuição em larga escala de todo resíduo sólido coletado pelas nossas cooperativas parceiras no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. Gostaram da novidade?

Este foi um pequeno resumo do que foi o nosso 2021 aqui na Polen, um ano intenso, cheio de desafios e motivos muito especiais para celebrar.  Não se trata apenas de uma empresa, de um negócio, trata-se de um propósito maior de contribuir para um futuro mais sustentável e trata-se acima de tudo de pessoas, negócios são feitos de pessoas que compartilham ideais comuns. O nosso MUITO OBRIGADO à você que fez parte dessa história! E que venha  2022, estamos prontos!


Fale Com a Polen