O Papelcartão Papirus com DNA sustentável.

Garantindo a transparência do processo em parceria com a Polen, a Papirus traz rastreabilidade total à produção de Papelcartão com conteúdo reciclado. Dando origem à Créditos de Logística Reversa que podem ser utilizados pela sua marca para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos e atender a demanda de consumidores cada vez mais engajados.
Quero Saber Mais
Na Mídia

Acompanhe o impacto positivo em tempo real

Janeiro 2021 até hoje
2021
2022
2023
Na fabricação das embalagens utilizadas pela Papirus, foi reciclada a seguinte massa de papel Pós-consumo:
Massa de Papel Pós-consumo reciclado
--
Toneladas
Além do material pós-consumo, foi reciclada também a massa abaixo de material Pós-indústria:
Massa de Papel Pós-indústria reciclado
--
Toneladas
Impacto positivo real! Nesse processos evitamos a emissão da quantidade abaixo de gases do efeito estufa:
Emissões de gases do efeito estufa evitadas
--
Toneladas de CO2 equivalente
Pra termos uma idéia mais concreta, isso equivale ao impacto de número abaixo de viagens de avião:
Emissões evitadas equivalentes a
viagens ida e volta de avião entre RJ e SP
Trazendo para o nosso dia a dia, seria o equivalente a:
Emissões evitadas equivalentes ao consumo de energia de
geladeiras funcionando durante um ano inteiro
Materiais pós-consumo, são materiais oriundos de embalagens de produtos já utilizados por consumidores, como você =]
Materiais Pós-indústria são materiais oriundos de outros processos industriais como sobras e aparas!
Toda vez que reciclamos um material, deixamos de extrair matérias primas virgens e evitamos as emissões de gases do efeito estufa associadas às cadeias de transporte e beneficiamento destes materiais. No caso do papel, para cada tonelada de material reciclada, deixamos de emitir aproximadamente 0,575 tonelada de CO2 equivalente.
Cada viagem de avião entre Rio de Janeiro e São Paulo provoca a emissão de aproximadamente 142,65 kg de CO2 equivalente!
Uma geladeira funcionando durante um ano inteiro prova a emissão de aproximadamente 309,89 kg de CO2 equivalente!

Fechando o Ciclo Para Nossas Embalagens


A Papirus, uma indústria fabricante de Papelcartão e preocupada com suas ações no meio ambiente e na sociedade, coloca a circularidade do seu processo de produção em primeiro plano.

Para mitigar o impacto dos resíduos de papel pós-indústria e pós-consumo no meio ambiente, fomentar a cadeia da reciclagem no Brasil e cumprir com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) a Papirus utiliza matéria prima oriunda de aparas tendo reciclado volumes de papel que totalizam mais de 100 mil toneladas nos últimos 5 anos.

Assim, agregamos a sua embalagem valores sociais ambientais e econômicos, contribuindo para a atividade de coleta, triagem de resíduos e fechamento do ciclo do material.

Baixe o e-book gratuito

O Selo Polen +QR Code Nas Suas embalagens

*Imagem meramente ilustrativa
Rastreabilidade
Cada vez mais os consumidores querem conhecer a história dos produtos que consomem. De onde vêm e para onde vão. O Selo +QRCode transformam a sua embalagem em uma ferramenta para sua marca contar essa história.
Entenda seu consumidor
A partir dos acessos à página atrelada ao QRCode, conseguimos traçar e apresentar perfis demográficos dos consumidores engajados com sustentabilidade.
Impacto Comprovado
Confiança é um ativo insubstituível quando falamos de postura sustentável. Através do Selo +QRCode os consumidores terão acesso, em tempo real, ao impacto posítivo gerado pela sua marca.

Como Funciona a Compensação

Coleta & Triagem
Os resíduos são coletados e separados por tipo por cooperativas de catadores de materiais recicláveis ou outros operadores de logística reversa homologados e cadastrados na plataforma da Polen.
Comercialização
Os resíduos são, então, vendidos pelos operadores para a indústria da reciclagem e serão transformados em matéria-prima para novos produtos!
Validação
As Notas Fiscais Eletrônicas geradas com a comercialização dos resíduos são validadas pelo nosso sistema e aprovadas pela nossa equipe.
Blockchain
As Notas Fiscais são registradas na blockchain e transformadas em moedas digitais (Créditos de Logística Reversa) totalmente rastreáveis e induplicaveis. Para cada kilo de material reciclado, emitimos 1 Crédito de Logístca Reversa.
Compensação & Comprovação
Essas moedas digitais são associadas às empresas certificadas pela Polen e podem ser utilizadas como comprovação do processo de logística reversa pois carregam toda a informação sobre a transação comercial que lhe deu origem
Engajamento do Consumidor
Todos os detalhes desse processo ficam disponíveis para o consumidor final em um relatório customizado, acessado através de um QR Code impresso no rótulo das marcas certificadas.

Veja os números em detalhes!

Janeiro 2021 até hoje
2021
2022
2023
Massa de Papel Pós-consumo reciclado
toneladas
Massa de Papel Pós-indústria reciclado
toneladas
Emissões de gases do efeito estufa evitadas
toneladas de CO2 equivalente
Emissões evitadas equivalentes a
viagens ida e volta de avião entre RJ e SP
Emissões evitadas equivalentes ao consumo de energia de
geladeiras funcionando durante um ano inteiro
Esse gráfico mostra a massa de material Pós Consumo utilizado pela Papirus na fabricação do seu produto.
Esse gráfico mostra a massa de material Pós Indústria utilizado pela Papirus na fabricação do seu produto
Cada viagem de avião entre Rio de Janeiro e São Paulo provoca a emissão de aproximadamente 142,65 kg de CO2 equivalente!
Toda vez que reciclamos um material, deixamos de extrair matérias primas virgens e evitamos as emissões de gases do efeito estufa associadas às cadeias de transporte e beneficiamento destes materiais. No caso do papelcartão, para cada tonelada de material reciclada, deixamos de emitir aproximadamente 0,575 tonelada de CO2 equivalente.
Uma geladeira funcionando durante um ano inteiro prova a emissão de aproximadamente 309,89 kg de CO2 equivalente!

Conheça a origem do nosso papel

Perguntas Frequentes

O que são os Créditos de Logística Reversa?
O Crédito de Logística Reversa é um instrumento que comprova a reinserção de um determinado volume de embalagens pós-consumo em um novo ciclo produtivo. Para saber mais sobre os Créditos de Logística Reversa, clique aqui.
View More Here
Como obter o Selo nas minhas embalagens?
Essa é fácil, é só utilizar o Papelcartão Vitacycle e Vitacarta  da Papirus. Entre em contato clicando aqui
Quais empresas são obrigadas a garantir a logística reversa das suas embalagens?
Todas as empresas que fabricam, importam e comercializam produtos embalados são obrigados a comprovar a logística reversa das suas embalagens. Saiba mais clicando aqui
Os Créditos de Logística Reversa podem ser utilizados para comprovação legal?
Sim, os Créditos de Logística Reversa gerados a partir da utilização de material pós-consumo pela Papirus são lastreados em Notas Fiscais válidas e podem, portanto, servir como documento comprobatório da realização da logística reversa de embalagens em geral.
O QR Code e as páginas acessadas através deles são customizáveis?
Sim, ao adquirir a linha Vitacycle ou Vitacarta da Papirus sua empresa pode solicitar os créditos, conforme política, e assim terá direito a uma landing page e um QR Code totalmente customizáveis. Sustentabilidade com a sua cara!

Quer Saber Mais? Entre em contato!

Agradecemos o contato e retornaremos o mais rápido possível!
Algo deu errado no envio do formulário

Fazendo do Mundo Um Lugar Melhor!


O processo de reciclagem contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa associadas com a extração de recursos naturais escassos e com a disposição em aterros sanitários de resíduos.  

Para cada tonelada de papel reciclada, deixamos de emitir aproximadamente 0,575 Toneladas de CO2 equivalente à atmosfera.

Nos últimos 5 anos a
Papirus evitou a emissão de:

57.604
Toneladas de CO2 equivalente